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Evento anual dedicado ao varejo nos EUA traz novidades para o setor de alimentação fora do lar e palestras com casos de sucesso, como do McDonald's

O evento tem uma área dedicada à inovação no foodservice. Foto: José Eduardo Camargo

Em sua edição de 2025, o NRF Retail's Big Show, mega evento nos Estados Unidos dedicado ao setor de varejo, retorna com a apresentação de conteúdos e ferramentas para fomentar os resultados de empresas do segmento, incluindo negócios de alimentação fora do lar.

Uma das apresentações de destaque foi "Como a inteligência artificial está mapeando a jornada do cliente - O caso McDonald's", conduzida por Bryce Boothby (Diretor Global de Produtos do McDonald’s), Sam Rani (Passby) e Sterling Shaw (ShopperTrack).

A palestra destacou como a inteligência artificial (IA) e outras tecnologias estão remodelando o foodservice, focando em experiências personalizadas, eficiência operacional e inovação no McDonald’s e outras empresas. A seguir, os principais pontos com mais detalhes das interações de IA:

1. Transformação Tecnológica no Foodservice

• História e Evolução no McDonald’s:

Bryce Boothby destacou o impacto histórico do drive-thru e como a transformação digital adicionou canais como aplicativos, delivery e quiosques. A meta da empresa é atingir 250 milhões de usuários ativos (contados em um período de 3 meses) na plataforma digital até 2027, utilizando soluções personalizadas para fidelização.

• Avanços com IA e Análise de Dados:

Sam Rani apresentou soluções da Passby que utilizam IA para consolidar dados de até 30 fontes diferentes, como tráfego de pedestres e condições climáticas, fornecendo previsões em tempo real sobre comportamentos do cliente.

A IA ajuda a monitorar o desempenho de lojas físicas comparado ao ambiente digital, identificando padrões como locais de maior conversão de clientes e oportunidades para ajustes estratégicos.

2. Inovações no Atendimento ao Cliente com IA

• Personalização Avançada:

McDonald’s usa IA para prever quando um cliente chegará ao drive-thru, ajustando o preparo do pedido para garantir alimentos frescos e prontos no momento exato.

Sistemas de reconhecimento eliminam a necessidade de check-ins manuais. A identificação de clientes ocorre automaticamente assim que eles chegam ao restaurante ou drive-thru, permitindo ofertas e promoções personalizadas.

• Experiências Digitais e Operações:

No drive-thru, a McDonald’s está testando um sistema baseado em IA para reconhecer automaticamente veículos, reduzir filas e otimizar o tempo de espera.

Um novo conceito de restaurante, sem balcões físicos, utiliza IA para gerenciar pedidos exclusivamente digitais, otimizando a operação para agilidade e precisão.

3. Desafios e Oportunidades

• Integração de Sistemas de IA:

Sterling Shaw detalhou como sistemas de IA preveem abandonos no drive-thru com base em padrões de comportamento, oferecendo insights para melhorar o fluxo.

Câmeras inteligentes e sistemas de mapeamento de calor analisam a movimentação de clientes em lojas físicas, ajustando recursos em tempo real.

• Automação com Foco em Dados:

A IA do McDonald’s também é usada para prever volumes de tráfego e demanda, ajustando estoques e otimizando a produção com base em padrões históricos e climáticos.

Soluções integradas de IA conectam o comportamento do consumidor online e offline, permitindo que o McDonald’s melhore a experiência em todos os canais.

4. Dicas Práticas

Implementar IA para prever demandas e ajustar operações em tempo real, melhorando a eficiência.

Usar reconhecimento de clientes para oferecer experiências personalizadas que aumentem a fidelização e o tíquete médio.

Investir em análise de dados para conectar padrões de comportamento online e offline.

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