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Em entrevista, especialista conta como o registro da Propriedade Intelectual pode trazer benefícios para o seu negócio e explica os principais problemas que ocorrem quando ele não é feito

Por Flávia Madureira

Para Vinicius de Oliveira, fundador da Totall Marcas, "o maior patrimônio do empresário é a Propriedade Intelectual que ele vai desenvolver". Foto: Danilo Viegas

Em bares e restaurantes, a originalidade é um elemento que captura a atenção de clientes e pode tornar o estabelecimento mais atrativo. Para garantir o registro da sua identidade e de tudo aquilo o que torna único, é importante buscar a Propriedade Intelectual desses recursos.

Este conceito se relaciona ao direito de propriedade e exploração econômica de marcas, patentes e invenções, por exemplo. A realização do seu registro atua pela autenticidade e origem do material documentado.

Vinicius de Oliveira é fundador da Totall Marcas, uma empresa especializada em serviços de Propriedade Intelectual. Em entrevista para a revista Bares&Restaurantes, ele fala sobre a importância desse mecanismo para estabelecimentos do setor.

Confira:

Qual a importância do registro da Propriedade Intelectual para o empresário?

O maior patrimônio do empresário não é o seu estabelecimento comercial ou o patrimônio tangível, é a Propriedade Intelectual que ele vai desenvolver. O que fica é a marca, e é em prol dela que ele trabalha.

Você não contrata um CNPJ, você contrata um restaurante. Se essa marca não estiver registrada e não for protegida, outra empresa pode fazer esse registro, que é válido em todo o território nacional.

O registro da Propriedade Intelectual pode ser feito sobre a marca do bar ou restaurante. Que outros elementos podem ser registrados dentro do contexto desses estabelecimentos?

Se você abre um restaurante totalmente autoral, com mesas desenhadas por arquiteto, um concorrente que usasse a mesma estrutura poderia induzir o público a erro. Então, existe uma proteção do layout específica para setores comerciais. Com o registro, evita-se que isso aconteça e que a sua marca enfrente situações como essa, que podem influenciar na movimentação de clientes.

O registro da propriedade intelectual traz algum impacto para a experiência dos clientes?

Com certeza. O objetivo é estar na cabeça do cliente não apenas porque você prestou um serviço bem-feito, porque ele comeu uma comida gostosa ou foi bem atendido. O grande objetivo é conseguir que aquele cliente leve sua marca para casa.

Se você tem um restaurante e quer ter uma cerveja que seja a sua cara, você não precisa montar uma fábrica. Você pode fazer um contrato com uma fábrica que seja da sua confiança, estabelecer exclusividade e confidencialidade sobre a fórmula e colocar o selo da sua marca.

Assim, você vai fortalecê-la na cabeça do seu público. Ele não apenas vai até o seu estabelecimento comercial, mas vai poder levar seu produto e consumir em casa.

Quais são os principais desafios relacionados à Propriedade Intelectual no segmento?

O maior desafio está relacionado à cultura. Muitas pessoas abrindo um negócio procuram primeiramente o serviço de contadores, mas a maioria desses profissionais não têm conhecimento sobre Propriedade Intelectual e sequer vão dizer ao empreendedor para pesquisar a marca e conferir se ela já não foi registrada.

Em seguida, quando os empreendedores buscam advogados para fazer os contratos e adequações com partes trabalhistas, eles também não irão suscitar o registro da marca.

Então o empreendedor abre o restaurante e, uma semana depois, recebe a notificação de que existe uma empresa, que pode estar do outro lado ou há 2 mil quilômetros de distância, que já registrou aquela marca.

O empreendedor pode fazer as mudanças necessárias, implementar e desenvolver o negócio, mas o público tem a impressão de que o estabelecimento quebrou. Então realmente falta uma cultura a respeito desse assunto.

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